História
A postura fechada do vocalista escolhendo pelo anonimato, a recusa de se apresentar ao vivo, e a escassez de informações tornou praticamente impossível separar a verdade da mera especulação quanto a sua origem . Sabe-se que Varney freqüentou por algum tempo a casa noturna Negativ, em Frankfurt, onde conheceu duas pessoas que foram atraídas por suas críticas sobre uma banda que se apresentava. As conversas que apontavam para a necessidade de renovação na cena musical foi o que gerou um esboço inicial do que viria a ser Sopor Aeternus.
Os primeiros lançamentos da banda se deram entre 89 e 92 com três fitas de demonstração: " Es reiten die Toten so schnell " “ , " Rufus on my lips " e " Till time and times are done ". A enfase na morte e os mortos-vivos atraiu para a série o nome de " Undead Trilogy ", trilogia dos mortos em tradução livre.
Mas foi o ano de 95 a marcar a história da banda. Apresentada na coletânea vampírica " What Sweet Music They Make " de distribuição mundial com a canção " The Feast Of Blood" o trabalho passou a ser reconhecido mundialmente.
No mesmo ano Varney participou da compilação " Jekura - Deep the Eternal Forest " com quatro faixas: duas canções do " White Onyx Elephant ", projeto instrumental paralelo ao Sopor Aeternus e dois covers do Black Sabbath, " A National Acrobat" e " Paranoid ", publicadas com seus nomes invertidos e acentuados de forma estranha. Ainda no ano de 95 foram lançados os álbuns " Todeswunsch" - Sous le soleil de Saturne " e o EP " Ehjeh Ascher Ehjeh " limitado. Iniciou-se assim a carreira da banda intensificando os trabalhos a partir de 97, estando atualmente no seu 16º álbum, fora as reedições e participações em coletâneas.
A temática
Os temas das músicas incluem a morte, a sexualidade conturbada do vocalista, religiosidade pagãs, suicídio, sadismo entre outros. Contudo, a morte tem papel fundamental na obra. A banda que é formada apenas por Anna-Varney Cantodea , que canta e compõem todas as músicas, chamava se inicialmente Sopor Aeternus . The Ensemble of Shadows foi adicionado posteriormente ao nome, segundo a própria Varney, como um tributo à influência dos descarnados sobre seu trabalho.
A obsessão pela morte está no nome da banda desde o início — sopor aeternus, significa "sono eterno" em latim – e pode também ser percebida em várias de suas músicas, " Es reiten die Toten so schnell ", por exemplo, foi baseada em um verso de " Leonor ", de " Gottfried August Bürger " — citada no " Drácula de Bram Stoker " — que significa "porque os mortos cavalgam rápido. A música " Dark Delight ", dedicada ao " Fantasma de Montparnasse" que, dizia-se, assombrar o cemitério Père Lachaise, em Paris teve uma versão ao vivo incluída na reedição do primeiro álbum da banda, contrariando declarações de que a banda não se apresentava ao vivo. Lendo o encarte do CD descobre-se que a música foi executada e gravada ao vivo, sem platéia. Mais um tributo a influência dos descarnados sobre seu trabalho.
Seguindo de perto a temática da morte, as canções da banda abordam de forma intimista e pessoal os conflitos do vocalista com sua sexualidade . Seu nome verdadeiro é segredo, sendo "Anna-Varney Cantodea" um pseudônimo. Em suas fotografias Varney predominantemente aparece nu. Sua área genital é trabalhada em computador, freqüentemente figurando uma vagina, ou simplesmente ausência de órgãos genitais. Correram boatos de que teria nascido intersexual. Sabe-se atualmente que isso não é verdade. Anna-Varney nasceu homem, e disse a revista alemã de metal Witchcraft que o motivo de ser trabalhada em computador, ao invés de se transformar cirurgicamente em uma mulher, está relacionado a conflitos espirituais decorrentes do procedimento.
De todos os álbuns, Voyager - Jugglers de Jusa e Traveller espiral inexperienced” são os que abordam de forma mais clara e intensa a transsexualidade e seus conflitos em passagens como,
"I saw my image reflected, while my genitals were rotting off" ("Vi minha imagem refletida, enquanto meus órgãos genitais estavam apodrecendo." )
e "I wish I cut my genitals and threw them to the dogs" ("Eu queria cortar meus genitais e atirá-los aos cachorros" ).
Discografia
- Es reiten die Toten so schnell... (fita demo) (1989) - limitada a 50 cópias
- "...Ich töte mich jedesmal aufs Neue, doch ich bin unsterblich, und ich erstehe wieder auf; in einer Vision der Untergangs..." (1994)
- "Todeswunsch" - Sous le soleil de Saturne (1995)
- Ehjeh Ascher Ehjeh EP (1995) - limitada a 3000 cópias
- "The inexperienced Spiral Traveller" (1997)
- "Voyager" - The Jugglers of Jusa (1997) - limitada a 3000 cópias
- "Dead Lovers' Sarabande" (Face One) (1999)- limitada a 2000 cópias
- "Dead Lovers' Sarabande" (Face Two) (1999)- limitada a 2000 cópias
- "Songs from the inverted Womb" (2000)
- Nenia C'alladhan (2002) - projeto paralelo com Constance Fröhling
- "Es reiten die Toten so schnell" (or: the Vampyre sucking at his own Vein) (2003)
- "La Chambre D'Echo" - Where the dead Birds sing (2004)
- "Flowers in Formaldehyde" EP (2004) - limitada a 2000 cópias
- The Goat / The Bells have stopped ringing 12" vinyl (2005) - limitada a 1000 cópias
- Like a Corpse standing in Desperation (2005) - box set de relançamento, limitada a 3000 cópias, incluindo o primeiro DVD de Sopor Aeternus
- Les Fleurs Du Mal (2007) - o box é limitado a 2000 cópias
- Sanatorium Altrosa - Musical Therapy for Spiritual Desfunction (2008) - Limitado em 999 cópias
"...Ich töte mich..." e Todeswunsch" relançados em 1999; "Todeswunsch" foi relançado novamente em 2003.
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