quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Iggy Pop - The Idiot (1976)

James Newell Osterberg (Iggy Pop, Ypsilanti/EUA, 21/04/47) começa sua carreira como baterista e vocalista no Iguanas em 64.

O grupo chega a lançar em esquema independente um compacto com "Mona", cover de Bo Diddley - Forma os Stooges em 67. A banda, uma das mais fortes influências do movimento punk, encerra suas atividades em 73 - Em 75, Iggy interna-se em um instituto psiquiátrico para desintoxicação. Com o auxílio de David Bowie, deixa a clínica e inicia carreira solo no ano seguinte. Bowie produz os álbuns The Idiot (76) e Lust For Life (77), que não alcançam sucesso comercial. Ainda em 77, Iggy excursiona pelos EUA com Bowie nos teclados - Em New Values, é acompanhado na guitarra por James Williamson (ex-Stooges) - Soldier traz Glen Matlock, ex-baixista dos Sex Pistols - Compõe em 85 ao lado do ex-guitarrista dos Sex Pistols, Steve Jones, músicas para a trilha Sonora de Repo Man. As canções estarão em Blah-Blah-Blah, produzido por Bowie que inclui "Cry For Love" e "Real Wild Child", seu primeiro compacto a chegar no Top 10 na Inglaterra - Volta a compor com Steve Jones em Instinct, produzido por Bill Laswell - Atua no filme Cry Baby em 90 - Brick By Brick tem participação de Slash (Guns N´Roses) em quatro faixas. O LP traz hit "Candy", dueto com Kate Pierson (B-52´s) que chega ao Top 30 nos EUA.

FRASES: "Eu pensava que, se não tivesse transado com cinco garotas naquela semana, eu não era mais sexy, e que se não tomasse drogas, não seria capaz de compor. Agora sei que não é assim" (em 86). "Não vou dar receitas de rebeldia, mas é algo mais do que ficar gritando ´Fuck!´" entre cada duas frases que você fala." (Iggy Pop, em 88).

The Idiot (1976):
01- Sister Midnight
02- Nightclubbing
03- Funtime
04- Baby
05- China Girl
06- Dum Dum Boys
07- Tiny Girls
08- Mass Production

Nenhum comentário:

Postar um comentário