domingo, 2 de agosto de 2009

Entrevista ÚLTIMA DANÇA

A Última Dança é uma banda brasileira criada no Rio de Janeiro em meados de 2006. A banda mescla influências de Gothic rock e Darkwave.
As músicas são cantadas em português, valorizando a complexidade de nosso idioma.
Integrantes:
Fabiano Souza - Vocal/Programações
Marcelo Oliveira - Baixo
Adriano Cavalcante - Guitarra
Ex-integrante: Marcos Guedes - Teclado

Discografia p/ Download:
2007 - A Dança do Tempo [Download]
2009 - Última Dança [Download]

Myspace


A Under Connection realizou uma pequena entrevista com o vocalista da banda, confira logo abaixo:

1- Como a Última Dança surgiu? Quando e como foi escolhido o nome?
Fabiano SouzaO Última Dança surgiu a princípio como um teste em meados de 2006, onde eu havia guardado comigo algumas programações eletrônicas, porém como nunca havia sido vocalista, ou mesmo cantado antes em outros projetos, fiz um teste como o Roberto Avelar “Mundo da Mente nos vocais, porém por diferenças e opiniões contrárias, acabamos tomando caminhos opostos. Desta fase surge uma demo inacabada e fora de minhas expectativas, foi onde decidi por fim no projeto.O nome Última Dança é uma alusão ao “dançar com as sombras” comportamento encontrado em clubes ou festas destinados a música obscura dos anos 80.

2- Quem escreve as letras? Qual a inspiração?
Fabiano Souza - Devido às letras serem compostas em português, idioma que admiramos. Muitas vezes encontro dificuldades para torná-lo acessível aos ouvintes, sem que possa parecer informal ou forçado. Há a limitação de não se conseguir dizer tudo o que consta em primeira mão em determinados poemas de minha autoria. Contudo, eu os escrevo, e acabamos por moldá-los e organizá-los juntos, e assim o Marcelo e Adriano acabam por introduzir assim, parte de seus pensamentos também.

3- Qual foi o sentimento na criação dos primeiros trabalhos da UD?
Fabiano Souza - O Última Dança é uma coleção de momentos e lugares. Um tributo a existência a meu ver. Não há uma mensagem direcionada para um determinado tema político ou filosófico. Estamos em constante mudança o tempo inteiro, então o sentimento é de trazermos para a música os acodes de nossas jornadas, as caminhadas sem direção, às noites, cidades, sonhos.O amor é tema evidente nas canções, porém de forma decadente e destrutiva, como tem sido o romantismo acerca dos anos.

04- O que acharam das duas apresentações, do público, da organização e dos eventos em São Paulo? Encontraram diferença no público de Campinas para o da Capital?
Fabiano Souza - Foram duas noites em que guardaremos em nossas memórias. Em campinas encontramos grandes amigos que, outrora foram nos apresentados apenas virtualmente, como o Ricardo, por exemplo, grande pintor e admirador da música obscura, Aneika que é fundadora do Zine Spectros, e Patrícia, uma grande amiga, além de Audret do Scarlet Leaves, que nos recebeu muito bem. Gostaria de falar de todos, mas o tempo é curto.No Cambridge fizemos um show maior em repertório e público, e reencontrei as duas “Cristiane”, pessoas que admiro muito. A produção estava perfeita, os paulistas são muito receptivos. Falando nisso, agradeço muito ao Dennis 80 e a Ruti pela grandiosa recepção, e pelos passeios pela Cidade de SP.

5- Já podem nos passar alguma informação sobre o próximo cd ou demo? Previa para o Lançamento?
Fabiano Souza - É segredo. Realmente não posso dizer.

6- Em quais países vocês gostariam de tocar e com qual banda adorariam dividir o mesmo palco?
Fabiano Souza - Recebemos boas críticas de Portugal e do Chile, são dois países que gostaríamos de tocar. Tínhamos vontade de dividir o palco com o Gárgula Valzer e Days are Nigth, e isso foi realizado!Essa pergunta é difícil demais, posso citar muitas bandas?Escarlatina Obsessiva, Plastique noir, Scarlet Leaves, Bell´s of Soul, que está com um trabalho que resume-se numa obra prima. Alma Nômade, Almas mortas, que são maravilhosos.

7- Algum integrante da UD tem ou pretende criar um projeto paralelo?
Fabiano Souza - Existem dois projetos em andamento, um pertencente ao Marcelo Oliveira , baixista do UD, chamado Sons of Silence, virado para o gothic rock, e outro chamado Sombras do subúrbio, pós-punk pertencente ao Luiz Carlos, grande amigo.

8- O que acham da nossa cena atual? O que pensam sobre trabalho da Under Connection?
Fabiano Souza - A Under connection desenvolve um belo trabalho, apostando não só no som mecânico, mas também possibilita a atração de bandas do circuito dark. Um belo exemplo a ser seguido! Além de contar com pessoas competentes.A cena de SP sempre foi vista como uma alternativa de grande porte para o circuito underground em geral. Aqui no RJ já sofremos com a falta de opção, pois nem sempre conseguimos ouvir a linha de som que desejamos, além de raramente podermos contar com apresentações de bandas nacionais que tanto gostaríamos de receber.Diferente da festa Dark Dance que está retornando com força total , e tenho certeza que mudará o rumo de nossa cena atual no RJ.

9- Deixem um recado aos fãs da Última Dança.
Fabiano Souza - Obrigado por permitirem que a nossa música visite-os em suas moradias, festas e conversas entre amigos, tendo parte assim de seus momentos, tristezas e glórias.

Última Dança & Denis (Days are Nights):

Entrevista realizada em 30/07/2009 por: Zauber (Via Underground)

3 comentários:

  1. Adorei a entrevista, eis que o Ultima dança é uma banda nacional que esta ganhando seu espaço, e uma ótima banda por sinal... eu sou suspeita em falar pois me considero uma fãzona rs deste pessoal.

    ResponderExcluir
  2. Excelente entrevista, banda de grande sonoridade e maturidade, uma pérola de nossa cultura das sombras...

    ResponderExcluir
  3. Banda excelente!
    Me lembram muito Sisters of Mercy. O Som entra no mais profundo da minha alma

    ResponderExcluir